Católica lança pós-graduação em ensino a distância e e-learning

O ensino a distância tem vindo a ganhar grande relevância – a nível nacional e internacional –, sobretudo pela necessidade de dar resposta aos desafios colocados às escolas para responder à diversidade de alunos e às mudanças da sociedade. A pandemia vivida em 2020, que veio colocar em destaque a necessidade do uso de tecnologias digitais e a adaptação contínua dos professores e das escolas, é apenas um exemplo. A pensar neste novo panorama e para ajudar os profissionais da área das Ciências da Educação a dar resposta a estes novos desafios, a Faculdade de Educação e Psicologia da Católica, no Porto, lançou a pós-graduação em ensino a distância e em e-learning.

A formação – que se destina a professores, diretores de agrupamentos de escolas, diretores de centros de formação de associações de escolas e outros profissionais de educação – constitui uma oportunidade para aprofundar conhecimentos e competências no domínio específico do ensino online. Possibilita, ainda, a maturidade digital das organizações e, consequentemente, uma melhor resposta às necessidades emergentes de formação dos profissionais de educação e das respetivas instituições onde trabalham.

A formação vem ajudar, assim, os diferentes atores educativos a conceber, organizar e implementar modelos e práticas de desenvolvimento curricular e de avaliação pedagógica centradas nos alunos, alinhados com as recomendações nacionais e internacionais na área da educação, fazendo um melhor uso das tecnologias e das ferramentas digitais. Constitui, ainda, uma oportunidade para o aprofundamento de conhecimentos no domínio do uso da tecnologia em educação.

Outubro 2020

08-10-2020