Faculdade de Educação e Psicologia lança nova Pós-Graduação em Neuropsicologia

A Pós-Graduação em Neuropsicologia é a nova aposta da Faculdade de Educação e Psicologia da Católica no Porto. Uma pós-graduação que pretende oferecer a oportunidade de desenvolver um amplo conhecimento científico na área da Neuropsicologia em simultâneo com o desenvolvimento de competências académicas e clínicas.

A Neuropsicologia tem-se assumido como um conhecimento essencial aos psicólogos e continua a ser um dos campos mais populares e de rápido crescimento na prática psicológica. Paralelamente, esta área de estudo, também, tem vindo a beneficiar de grandes desenvolvimentos nas últimas décadas, motivados sobretudo pelo avanço na investigação e no conhecimento aprofundado do cérebro e do comportamento humano.

Patrícia Oliveira-Silva, coordenadora científica e pedagógica desta pós-graduação, afirma que esta “surgiu da experiência da docência e da supervisão dos docentes envolvidos, a nível do mestrado, doutoramento e de outras formações avançadas nessa área” e acrescenta que “a equipa de profissionais envolvida na pós-graduação,  com ampla experiência clínica e de investigação em Neuropsicologia,  tem o compromisso de fomentar competências de diagnóstico neuropsicológico, familiarizando os participantes com as técnicas mais avançadas dessa área; oferecer formação avançada na aplicação dos instrumentos neuropsicológicos, no procedimento de avaliação, reabilitação cognitiva e a reabilitação neuropsicológica; e na análise, interpretação e preparação de relatórios.” A coordenadora destaca, também que esta nova oferta formativa vai “permitir que todos os módulos sejam sustentados de uma forma contínua pela investigação científica mais recente na área da Neuropsicologia, com um claro esforço para sintetizar de forma abrangente as descobertas científicas mais recentes nesta área.”

A pós-graduação conta com a docência de Carla Pais-Vieira, do Instituto de Ciências da Saúde - Porto, de Diana Pereira, da Faculdade de Educação e Psicologia, de Rosana Magalhães, do Centro Clínico Académico | 2CA - Hospital de Braga), de Amable Muñoz, da Universidad de Madrid, e de Miguel Pais-Vieira, do Department of Medical Sciences da Universidade de Aveiro.

Patrícia Oliveira-Silva explica, também, que “cerca de 80% dos docentes envolvidos têm uma larga experiência na prática clínica em Neuropsicologia, enquanto que os outros 20% têm um registo significativo na investigação em Neuropsicologia”.

A pós-graduação decorrerá entre os meses de dezembro de 2021 e de outubro de 2022 e está planeada para ter 280 horas presenciais e 850 horas de estudo individual, perfazendo um total de 1130 horas. As candidaturas decorrem até 19 de novembro.

Em caso de dúvidas poderá entrar em contacto através do candidaturas@porto.ucp.pt.

14-10-2021