18.11.2020 18:30
Escola Superior de Biotecnologia

18.11.2020 18:30 Conferências em Biotecnologia: Amor em tempos de Covid-19: prós e contras de uma vacina rápida Link: https:///pt/central-eventos/conferencias-biotecnologia-amor-tempos-covid-19-pros-e-contras-uma-vacina-rapida

Universidade Católica Portuguesa - Porto

A Escola Superior de Biotecnologia, em colaboração com a Associação dos Antigos Alunos, reúne anualmente um leque de palestrantes líderes nas suas áreas de especialidade que oferecem uma oportunidade especial de enriquecer a cultura científica de alunos, docentes e investigadores de todas as áreas de estudo. Este ano, as conferências serão online.

18 de novembro | 18h30 - 19h15 | Online via Zoom

Amor em tempos de Covid-19: prós e contras de uma vacina rápida

João Pedro Pereira
Professor de Imunobiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Yale, Estados Unidos

Desde a sua deteção inicial na província de Wuhan o vírus SARS-Cov2 infetou mais de 30 milhões de pessoas e, a este ritmo, este número irá ultrapassar 100 milhões em menos de dois anos. Haverá formas de evitar a tragédia? Sem dúvida que uma vacina eficaz pode desacelerar a propagação do vírus. Há vários exemplos de sucesso com vacinas contra vários tipos de doenças infeciosas. Mas, qual e a probabilidade de sucesso neste caso especifico do SARS-Cov2? E quais são os cenários possíveis, as respostas alternativas, e as suas consequências? Neste seminário serão abordadas estas e outras questões relevantes no âmbito da pandemia que o mundo atravessa.

Mais informação sobre o 10º Ciclo de Conferências em Biotecnologia disponível aqui.