Fundo Alumni para Alunos

CONTRIBUIR

A Universidade Católica Portuguesa, no Porto, tem desde o seu início (1978) um sistema de apoios sociais que sabemos que têm marcado a diferença em muitas vidas.
 
Desde 1978 já foram apoiados com estes mecanismos sociais mais de 3600 jovens, no valor global de + de 4 milhões de euros.
Este propósito manter-se-á e queremos cada vez mais envolver os nossos parceiros neste processo, de modo a manter-nos fiéis aos nossos objetivos. Temos tido o apoio de várias instituições.
 
Convida-se os nossos ALUMNI a juntarem-se a nós com o objetivo de ajudar os atuais alunos que tenham maiores dificuldades financeiras.
 
A Universidade possui sistema de suporte social para os estudantes, nomeadamente o Apoio Social da Universidade Católica Portuguesa - Porto (ASUCP-P). Este sistema consiste em cuidadosa análise da situação financeira dos alunos e do seu agregado familiar, tomando ainda em conta o mérito. Os alunos deverão fazer o máximo esforço por obter o apoio do estado português, além de fazerem o seu próprio esforço financeiro para estudarem. Porém, ambos os mecanismos podem não ser suficientes para fazer face à totalidade das propinas, pelo que se torna essencial um apoio suplementar, o qual assume a forma de Apoio Social da Católica, o qual tem uma filosofia de empréstimo social a ser reembolsado (sem juros) uma vez concluído o curso.
 
O FUNDO ALUMNI para ALUNOS tem em vista libertar estes alunos de contextos socioeconómicos mais desfavorecidos da devolução deste valor, permitindo-lhes iniciar a sua vida pós-universidade com maior segurança e confiança, uma vez libertos deste compromisso de ressarcimento.  
Para levar a cabo este sistema de suporte, a Universidade conta com um departamento que acompanha os alunos, de modo muito personalizado, analisando cada caso cuidadosamente. Consultar AQUI o Guia de Atribuição de Apoio Social da Católica.
 
Convidamos cada ALUMNI a deixar-nos a verba que entenda para em cada ano podermos atribuir o FUNDO ALUMNI para ALUNOS ao(s) aluno(s) que, sendo contemplado com o apoio social da Universidade, fique(m), deste modo, liberto do seu ressarcimento futuro. Poderá, assim, iniciar a sua vida ALUMNI mais leve.
Pretendemos atribuir esse valor anualmente (no valor do que a comunidade ALUMNI contribua em cada ano) àquele(s) aluno(s) que consideremos valorizar mais este apoio dos ALUMNI da Católica no Porto.
 
Salienta-se que, pelo despacho conjunto nº 501/2000 de 17 de abril, os Ministérios das Finanças e da Educação reconheceram que a Universidade Católica Portuguesa se enquadra na situação prevista como mecenato educacional nos termos da alinea g) do nº 6 do artº do EBF, logo são reconhecidos os donativos concedidos sem contrapartidas que configurem obrigações de carácter pecuniário ou comercial, de acordo com o previsto no artº 61 do EBF.
 
Pedimos-lhe que confie na equipa que tratará deste processo e que, como compreenderá, respeitará a privacidade do aluno contemplado.
Sim, não haverá entrega de diploma, nem exposição do nome do aluno. Antes a segurança de que alguém foi apoiado. Convidaremos esse aluno a escrever um texto aos ALUMNI, mas um texto que não terá de ser assinado.
É esta a nossa forma de respeitar tudo e todos.
Confie em nós!
Nós acreditamos que os ALUMNI contribuirão para o futuro de ALUNO(s). E esse é o maior mérito da iniciativa!
 
Testemunho do Bolseiro 2022/23:
Imigrar para outro continente, completamente diferente do seu de origem, é algo extremamente assustador na maior parte do tempo. Mas, ao longo dessa jornada conheci pessoas incríveis que estão me possibilitando de não desistir de meu sonho e vocação. Cinema sempre foi minha maior paixão na vida, e ter tido a oportunidade e não desistir desse sonho que tenho desde criança está sendo a melhor oportunidade de minha vida. Tenho eterna gratidão ao apoio do Fundo Alumni, o incentivo e grande ajuda por parte de quem já esteve na Universidade Católica demonstra como a universidade ainda tem grande impacto nas vidas de quem passou por ela. É um gesto de extrema generosidade e compaixão.

 
Testemunho do Bolseiro 2021/22:
Prezados Alumni,
Primeiramente, gostaria de começar por um sincero e emotivo obrigado. Agradeço, naturalmente, terem confiado no trabalho da equipa de Estudantes e Empregabilidade, a quem sou especialmente grato pelo acompanhamento dado de forma incansável, tornando viável o meu percurso académico e que, de uma outra forma, não passaria de um sonho.
 
Receber este fundo além de ter sido uma lufada de ar fresco no que respeita ao termo da licenciatura na medida que me permitirá no final do meu percurso académico iniciar  a vida profissional de forma mais segura e tranquila, também fez nascer o desejo de um dia pertencer a esta comunidade e ajudar estudantes que,assim como eu, necessitam de apoio para vencer dificuldades.
 
Desejo que sejam felizes e continuem a tornar pessoas felizes porque quem é apoiado não esquece.
 
Obrigado!
 
Testemunho do Bolseiro 2020/21:
Caríssimos Alumni,
Naturalmente, terei que começar com um enorme e sentido obrigado. Agradeço, igualmente, a confiança que depositaram na equipa de Estudantes e Empregabilidade, o seu trabalho é fantástico e também lhes devo, em parte, a possibilidade de ter conseguido concluir a licenciatura na nossa querida instituição.
Com efeito, a minha vida de estudante nestas condições financeiras não foi, e não continua, a ser fácil. O vosso apoio é um grande contributo para, no fim do meu percurso académico, poder encarar o futuro com mais tranquilidade.
Na minha perspetiva, o sentido da vida passa por ser feliz e tornar o mundo num local um pouco melhor. Através deste gesto, ajudaram, de facto, a tornar o mundo num local melhor, através do vosso espírito de entreajuda. Resta, então, desejar-vos que sejam felizes, tão felizes quanto este apoio me deixou. Espero, um dia, poder estar na vossa posição e ajudar alunos que estejam na situação em que me encontro atualmente.
Mais uma vez, muito obrigado! 
 
 

 

CONTRIBUIR