Fundo Alumni para Alunos

A Universidade Católica Portuguesa, no Porto, tem desde o seu início (1978) um sistema de apoios sociais que sabemos que têm marcado a diferença em muitas vidas.

Desde 1978 já foram apoiados com estes mecanismos sociais mais de 3600 jovens, no valor global de + de 4 milhões de euros.
Este propósito manter-se-á e queremos cada vez mais envolver os nossos parceiros neste processo, de modo a manter-nos fiéis aos nossos objetivos. Temos tido o apoio de várias instituições.

Consideramos que está chegado o momento de convidar os nossos ALUMNI a, para o ano de 2020/21 de juntarem a nós a ajudar os alunos que tenham maiores dificuldades financeiras.

A Universidade possui sistema de suporte social para os estudantes, nomeadamente o Apoio Social da Universidade Católica Portuguesa - Porto (ASUCP-P). Este sistema consiste em cuidadosa análise da situação financeira dos alunos e do seu agregado familiar, tomando ainda em conta o mérito. Os alunos deverão fazer o máximo esforço por obter o apoio do estado português, além de fazerem o seu próprio esforço financeiro para estudarem. Porém, ambos os mecanismos podem não ser suficientes para fazer face à totalidade das propinas, pelo que se torna essencial um apoio suplementar, o qual assume a forma de Apoio Social da Católica, o qual tem uma filosofia de empréstimo social a ser reembolsado (sem juros) uma vez concluído o curso.

O FUNDO ALUMNI para ALUNOS tem em vista libertar estes alunos de contextos socioeconómicos mais desfavorecidos da devolução deste valor, permitindo-lhes iniciar a sua vida pós-universidade com maior segurança e confiança, uma vez libertos deste compromisso de ressarcimento.
Para levar a cabo este sistema de suporte, a Universidade conta com um departamento que acompanha os alunos, de modo muito personalizado, analisando cada caso cuidadosamente. Consultar AQUI o Guia de Atribuição de Apoio Social da Católica.

Convidamos cada ALUMNI a deixar-nos a verba que entenda para em 2020/21 podermos atribuir o FUNDO ALUMNI para ALUNOS ao(s) aluno(s) que, sendo contemplado com o apoio social da Universidade, fique(m), deste modo, liberto do seu ressarcimento futuro. Poderá, assim, iniciar a sua vida ALUMNI mais leve.
Pretendemos atribuir esse valor anualmente (no valor do que a comunidade ALUMNI contribua em cada ano) àquele(s) aluno(s) que consideremos valorizar mais este apoio dos ALUMNI da Católica no Porto.

Salienta-se que, pelo despacho conjunto nº 501/2000 de 17 de abril, os Ministérios das Finanças e da Educação reconheceram que a Universidade Católica Portuguesa se enquadra na situação prevista como mecenato educacional nos termos da alinea g) do nº 6 do artº do EBF, logo são reconhecidos os donativos concedidos sem contrapartidas que configurem obrigações de carácter pecuniário ou comercial, de acordo com o previsto no artº 61 do EBF.

Pedimos-lhe que confie na equipa que tratará deste processo e que, como compreenderá, respeitará a privacidade do aluno contemplado.
Sim, não haverá entrega de diploma, nem exposição do nome do aluno. Antes a segurança de que alguém foi apoiado. Convidaremos esse aluno a escrever um texto aos ALUMNI, mas um texto que não terá de ser assinado.
É esta a nossa forma de respeitar tudo e todos.
Confie em nós!
Nós acreditamos que os ALUMNI contribuirão para o futuro de ALUNO(s). E esse é o maior mérito da iniciativa!

Anualmente será elaborado um relatório acerca do FUNDO.