Quintas com Saúde (Online) | A Arte na Saúde

18.11.2021 17:30
Escola de Enfermagem (Porto)

18.11.2021 17:30 Quintas com Saúde (Online) | A Arte na Saúde Link: https:///pt/central-eventos/quintas-com-saude-online-arte-na-saude

Universidade Católica Portuguesa - Porto

Participação gratuita, sujeita a inscrição obrigatória.

Coordenação: João Costa Amado

Online (via Zoom)

Olga Noronha
Designer
PhD - Doctor in Philosophy / Professor in Design
Curator of Sala Futuro - Museo Del Gioiello (It)

"A pesquisa de Olga Noronha propõe levar a joalharia, a representação corporal e seus registos iconográficos e semióticos concomitantes, a uma proposta de interpretação e aplicação alternativas das representações culturais da joalharia expressas na sociedade contemporânea.
Unindo a medicina, engenharia e joalharia, “Joalharia Medicamente Prescrita®” foca-se na manipulação de objetos e materiais médico-cirúrgicos e suas réplicas, de forma a criar objetos/joias intimamente relacionadas com o corpo humano, nunca existindo dissociação das suas funções originais.
Olga Noronha sugere um caminho no qual a joalharia pode atuar, por meio da adaptação da perceção da cura médica (da sutura da ferida à substituição da articulação) e da indagação sobre os sentimentos / perspetivas sobre o corpo quando curado."

Veja aqui todas as sessões deste Ciclo de Conferências »