24.02.2022 17:30
Escola de Enfermagem (Porto) | Online

24.02.2022 17:30 Quintas com Saúde (Online) | «”Desfilhados” por aborto provocado: acompanhamento para viver e superar lutos» Link: https:///pt/central-eventos/quintas-com-saude-online-desfilhados-por-aborto-provocado-acompanhamento-para-viver

Universidade Católica Portuguesa - Porto | Online

Participação gratuita, sujeita a inscrição obrigatória.

Coordenação: João Costa Amado

Sílvia Pires e
Maria José Vilaça | Psicóloga e Coordenadora de - A vinha de Raquel

Vinha de Raquel - Cura espiritual e psicológica na síndrome pós-aborto

Nesta apresentação vamos falar dos efeitos do aborto voluntário na saúde da mulher, em particular dos efeitos a nível psicológico.

Desta forma, introduzimos o conceito de síndrome Pós-Aborto.

Seguidamente abordaremos o modelo da Vinha de Raquel na cura espiritual e psicológica desta condição. Este modelo foi criado nos Estados Unidos pela psicóloga Theresa Burke quando, no decorrer da sua prática clínica, constatou que havia um número significativo de mulheres com patologia mental que tinham passado pela experiência do aborto voluntário.

A Vinha de Raquel está em Portugal há cerca de 20 anos, pela mão da Pastoral da Família do Patriarcado de Lisboa. Existe igualmente em vários outros países do mundo como o Canadá, Estados Unidos, França e Inglaterra. Frequentemente aparece associada às campanhas Silence No More, movimento iniciado em 2003, destinado a promover testemunhos públicos de mulheres e homens, familiares ou amigos, no sentido de quebrar o silêncio sobre este tema, ainda bastante tratado como um tabu.

A Vinha de Raquel é a resposta da Igreja Católica à ferida do aborto, mas é aberta a não crentes e crentes de todas as religiões.

O aborto toca em três aspectos fundamentais da natureza da mulher: a sexualidade, a moralidade e a identidade maternal. Além disso envolve a perda de um filho e um luto que geralmente não é feito. Na Vinha de Raquel abordamos o luto, a culpa e os ressentimentos, num contexto seguro, de grupo, em que as pessoas são convidadas a partilhar o seu sofrimento e também a colaborar na cura dos outros.

Veja aqui todas as sessões deste Ciclo de Conferências

Veja aqui todas as sessões deste Ciclo de Conferências de 2021