16.12.2021 17:30
Escola de Enfermagem (Porto)

16.12.2021 17:30 Quintas com Saúde (Online) | Segurança do medicamento em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas: intervenção do enfermeiro na monitorização terapêutica Link: https:///pt/central-eventos/quintas-com-saude-online-seguranca-medicamento-estruturas-residenciais-para-pessoas

Universidade Católica Portuguesa - Porto

Coordenação: João Costa Amado

Sofia Peixoto
Mestre em Enfermagem

Resumo:
A população idosa, residente em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI’s), para além da idade avançada, caracteriza-se por condições médicas complexas e pelo uso de múltiplos fármacos, os quais requerem uma gestão terapêutica rigorosa.
Os dados indicam, pela elevada prevalência de erros de medicação, que a segurança do regime medicamentoso em ERPIs está comprometida, cujas causas são atribuíveis à prescrição de medicamentos inadequados, à eventual omissão de fármacos potencialmente benéficos e à incapacidade de vigilância e monitorização adequadas dos efeitos farmacológicos.
A qualidade e a segurança do medicamento, nestas unidades, poderão ser incrementadas com a otimização e a redução de fármacos inapropriados e a sistematização da monitorização farmacológica. O enfermeiro, com a equipa multidisciplinar, deve assegurar a avaliação periódica do regime medicamentoso dos residentes, no sentido de garantir a gestão segura da terapêutica.

Veja aqui todas as sessões deste Ciclo de Conferências