Sessão Aberta: O conflito na Ucrânia e o direito internacional

07.03.2022 14:30
Faculdade de Direito | Auditório Carvalho Guerra

07.03.2022 14:30 Sessão Aberta: O conflito na Ucrânia e o direito internacional Link: https:///pt/central-eventos/sessao-aberta-conflito-na-ucrania-e-direito-internacional

Universidade Católica Portuguesa - Porto | Auditório Carvalho Guerra

O atual conflito na Ucrânia convoca, pela gravidade e impacto global, inúmeros regimes jurídicos internacionais. Estão em causa, nomeadamente, as regras aplicáveis no domínio do uso da força nas relações internacionais, ou as ditas “sanções económicas”, passando pelo direito internacional humanitário e a responsabilização pela prática de crimes internacionais, ou finalmente, o fluxo de refugiados que é já certo no quadro europeu.

A sucessão rápida dos acontecimentos faz com que, ao mesmo tempo que nos sentimos assoberbados pela informação, nem sempre temos o tempo e o momento para uma reflexão com o afastamento crítico possível.

Assim, os professores de Direito Internacional da Católica no Porto convidam os estudantes, a comunidade académica e todos os interessados para uma sessão aberta sobre o atual conflito na Ucrânia em que procurarão enquadrar aquelas e outras questões e responder às dúvidas levantadas.

Professor Doutor José Alberto Azeredo Lopes
Professor Doutor Manuel Fontaine Campos