Controlo da dor crónica da Lesão Vertebro-Medular em investigação por equipa multidisciplinar da Católica

“Controlo da dor crónica na pessoa com Lesão Vertebro-medular: um estudo interdisciplinar entre Neurociência, Arte, Enfermagem e Ética” é um dos projetos vencedores do concurso de investigação interdisciplinar da Católica no Porto que teve como objetivo incentivar a interdisciplinaridade, enquanto veículo capaz de acrescentar valor à investigação.

Este projeto, que tem como objetivo contribuir para o controlo da dor crónica nas pessoas com Lesão Vertebro-Medular com recurso a uma inovadora intervenção não-farmacológica e não-invasiva, será desenvolvido por um consórcio formado por investigadores do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS)  do Instituto de Ciências da Saúde, do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR)  e do Instituto de Bioética.

André Perrota, investigador CITAR, afirma que a intervenção vai “combinar tecnologias de Realidade Virtual imersiva e Interface Cérebro-Máquina baseada em imagética motora dos membros inferiores e sinais registados por Eletroencefalograma”. Através desta intervenção será possível controlar um avatar interativo na primeira pessoa executando tarefas motoras em ambiente virtual enquanto que as respostas de dor serão recolhidas e analisadas. Além disso, será avaliada a qualidade assistencial e tecnológica, assim como as implicações éticas da utilização deste tipo de intervenção no alívio da dor.

Para André Perrota esta candidatura, que resultou num projeto vencedor, representa “uma excelente oportunidade para se desenvolver e investigar uma solução através da integração de diferentes valências de investigadores do Centro Regional do Porto”.

A investigação interdisciplinar é uma das grandes apostas da Católica no Porto, sendo-lhe reconhecida um enorme potencial, indispensável para a resolução dos maiores desafios sociais que enfrentamos.

O “Atuando na COVID-19: avaliação do impacto da pandemia da COVID-19 na saúde dos estudantes da Universidade Católica Portuguesa” é o outro projeto vencedor do concurso de investigação interdisciplinar promovido pela Católica no Porto e envolve investigadores da Escola Superior de Biotecnologia, da Faculdade de Educação e Psicologia, da Escola das Artes e do Instituto de Ciências da Saúde.

10 de fevereiro de 2021

11-02-2021