Estudantes da Escola Superior de Biotecnologia vencem o terceiro lugar no Biomind - Make it in 24h!

Ana Catarina Ramos, Ana Sofia Silva, Maria Inês Fonte, Simone Sá são os nomes das quatro estudantes de Bioengenharia, a frequentarem o ramo de Engenharia Biomédica, da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto, que venceram o terceiro lugar da terceira edição do evento Biomind - Make it in 24h com o projeto “RHEUMA”. Uma aplicação para monitorização do paciente com doenças reumáticas, com uma componente de IA e gamificação.

Segundo Maria Inês Fonte, um dos membros da equipa, a ideia para o projeto surgiu, entre outras, da ambição de criar uma solução “que melhorasse a qualidade de vida das pessoas afetadas” e “tendo em conta que um dos membros da equipa tem um familiar que sofre de artrite reumatoide”.

A estudante afirmou que o formato desta competição cativou-as de imediato, dado que podiam “ter contacto com alunos de outras faculdades e mentoria por parte de excelentes profissionais”.

Esta distinção acabou por ser, de acordo com a estudante, “um ‘boost’ de motivação para continuar a desenvolver o projeto RHEUMA e provar realmente o potencial deste no mercado”.

Promovido pelo Núcleo de Engenharia Biomédica do Instituto Superior Técnico, o evento consiste na resolução de um problema real na área de Engenharia Biomédica proposto pela Glintt Inov, uma plataforma de inovação capaz de apoiar o desenvolvimento de novas soluções para o setor da saúde.

O desafio proposto pela Glintt Inov pretendia responder à seguinte questão: “Como é que a prescrição de tecnologia pode ajudar na prevenção, recuperação e tratamento de patologias?”.

No evento participaram 20 equipas, constituídas por 4 alunos de Engenharia Biomédica de todo o país. O evento decorreu nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, em formato online.

11-03-2021