Ethics at work em debate na Católica Porto Business School

A Conferência A Voz dos Portugueses: Ethics at Work 2021, iniciativa do Fórum de Ética da Católica Porto Business School, decorreu no dia 16 de novembro, no auditório de Biotecnologia, em formato blended. Que pressões sentem os trabalhadores nas suas organizações? Quais as principais más práticas observadas? Como avaliam os colaboradores as suas chefias relativamente à ética e que diferenças de perceção existem em função da idade ou do género? Estas perguntas foram exploradas e respondidas no âmbito do estudo Ethics at Work: 2021 Survey of Employees e discutidas ao longo do evento. Desenvolvido pelo Institute of Business Ethics (IBE), o estudo foi aplicado em 13 países e inclui Portugal nos seus resultados pela segunda vez consecutiva, com o apoio do Fórum de Ética da Católica Porto Business School.

Após uma breve apresentação do Fórum, as boas-vindas ficaram a cargo de Rui Soucasaux Sousa, Dean da CPBS. Guendalina Donde, Head of Research, do IBE fez a apresentação dos resultados globais do estudo “The employees' voice: ethics at work 2021”, seguindo-se as intervenções de Helena Gonçalves e Ana Roque, Coordenadoras do Fórum de Ética da CPBS, que abordaram os resultados nacionais do estudo: “A voz dos portugueses: ética no trabalho 2021”. O debate promovido na mesa-redonda, subordinado ao tema “A voz de gestores: discussão e implicações do Estudo” contou com a presença dos patrocinadores do Fórum de Ética: Steven Braekeveldt, CEO da AGEAS Portugal; Miguel Portela, General Manager da BIAL; Fernando Leite, Administrador-Delegado da LIPOR; Pedro Ribeiro, HR Diretor do SuperBock Group. A moderação ficou a cargo de Alberto de Castro, Diretor do CEGEA da Católica Porto Business School.

No final do evento os participantes foram convidados para um Porto D’honra e jantar no restaurante panorâmico do Edifício Américo Amorim, onde tiveram a oportunidade de apreciar um momento mais descontraído, de partilha e networking entre todos.  Veja aqui as fotografias do evento. No site do Fórum de Ética serão também disponibilizadas as apresentações do evento e o vídeo da sessão.

18-11-2021