Fotografia vencedora no concurso “Cuidar da Casa Comum” retrata projeto Public Bathhouse Nursing

De forma a celebrar o Ano Laudato Si’, a Universidade Católica Portuguesa tem vindo a organizar um conjunto de atividades, nomeadamente o Concurso de Fotografia “Cuidar da Casa Comum”.

No dia 24 de novembro, foram anunciados o primeiro lugar, atribuído à fotografia da autoria da Professora Amélia Simões Figueiredo, Diretora da Escola de Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde (Lisboa), e três menções honrosas.

“Reflexos de vida num Balneário Público” é o mote da fotografia vencedora, enquadrando o projeto de extensão universitária Public Bathhouse Nursing. Este projeto, que teve início em 2013, integra as dimensões do ensino, investigação e prestação de serviços.

Nas palavras da Professora Amélia Simões Figueiredo, através desta fotografia “(…) contemplamos o mistério no reflexo de uma mulher pobre (Laudato si’, 233) que, na maioria das vezes, não escolhe o espaço da cidade onde dorme. Contudo, a opção da escolha dos materiais para o banho ou da roupa disponível no recurso é reflexo não só da utilização, mas sobretudo, da sua existência Humana!”.

O Concurso de Fotografia “Cuidar da Casa Comum” contou com a avaliação por um júri, presidido pelo Professor Nuno Crespo, Diretor da Escola das Artes, no qual participaram os Professores Sónia Neves e Carlos Lobo e o prémio será entregue na Sessão Solene do Dia da Universidade Católica Portuguesa, pela Senhora Reitora.

Novembro 2020

27-11-2020