INSURE.hub: Católica na vanguarda da promoção da Sustentabilidade e Regeneração

As boas práticas, os desafios e as grandes oportunidades da área da Sustentabilidade e da Regeneração estiveram no centro da discussão da 1ª Conferência Internacional de lançamento do INSURE.hub, a nova plataforma que tem como visão a promoção e a implementação de processos de inovação e gestão numa perspetiva circular e que resulta da mobilização da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, através das suas Faculdades - Católica Porto Business School Escola Superior de Biotecnologia - e da Planetiers New Generation. O evento de lançamento, que decorreu a 27 de outubro, contou com mais de 400 participantes.

Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa, começou por dar as boas-vindas a todos os presentes e envolvidos na sessão de lançamento do INSURE.hub, que caracterizou como sendo uma “plataforma de mudança” que pode “inspirar para um mundo melhor”. A reitora da Católica reforça o compromisso que a Universidade assume, afirmando que “a liderança exige honra e empenho e por isso acreditamos que é nossa responsabilidade trabalhar com empresas para que se possam encontrar soluções para os seus desafios e colaborar na transição para um modelo de desenvolvimento económico mais equitativo e sustentável”.

Isabel Capeloa Gil recordou também que “a tarefa da Católica é a de implantar educação e investigação para alcançar o objetivo e para promover uma transição que seja viável, equitativa e justa” e que a Católica é “a universidade número um em Portugal na investigação orientada para o impacto e pelo terceiro ano consecutivo é, também, a melhor universidade em Portugal de acordo com o ranking da Times Higher Education”.

A sessão de boas-vindas contou, também, com Isabel Braga da Cruz, pró-reitora do Centro Regional do Porto da Universidade Católica, que reforçou a importância da Sustentabilidade e da Regeneração: “A sustentabilidade e a regeneração são áreas-chave para a sociedade. O Green Deal, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e outras iniciativas são apelos urgentes à ação. Mas a ação está nas mãos das instituições e isto foi o que motivou a criação do INSURE.hub, que, hoje, é lançado aqui na Católica.”

Isabel Braga da Cruz explicou, também, que esta primeira conferência conta com oradores e participantes de diferentes geografias que farão deste evento uma oportunidade “estimulante e inspiradora para a mudança”.

Depois das boas-vindas, seguiu-se uma apresentação do INSURE.hub orientada por Manuela Pintado, diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF), por João Pinto, da Católica Porto Business School, e por António Vasconcelos, co-líder da Planetiers New Generation. Durante a apresentação foram destacados os principais elementos da plataforma, bem como a sua missão, visão e objetivos: “O INSURE.hub traz conhecimentos de vanguarda e laboratórios de investigação, juntamente com a capacidade de mobilizar os profissionais para enfrentarem os desafios em matéria de inovação na Sustentabilidade e Regeneração.

O evento decorreu com um conjunto de 9 apresentações, orientadas por diferentes oradores, que tiveram o objetivo de colocar em discussão diferentes tópicos relacionados com o tema da Sustentabilidade e da Regeneração. No final das apresentações, decorreu um momento de debate, moderado por António Vasconcelos. São exemplo, Edwin Janssen e Rüdiger Rhörig (Sustainable Growth Associates - The Natural Step Germany) que apresentaram um estudo europeu efetuado às empresas sobre Sustentabilidade, Inovação e Liderança e mostraram como podem as empresas criar uma visão de futuro sustentável e regenerativo (backcasting), criando um roadmap de inovação e criação de valor para a alcançar; Tom Bregman (Future-Fit Foundation, UK) que falou sobre Future-Fit Business como uma ferramenta alinhada com o backcasting;  João Pinto (Católica Porto Business School) e Sofia Santos (Caixa de Crédito Agrícola) que debateram, com Tom Bregman (Future-Fit Foundation),o Financiamento e o investimento sustentável e regenerativo; o tema sobre a nova era dos negócios regenerativos foi apresentado por John Fullerton (CEO Capital Institute, US); John Melo (CEO Amyris Inc) e Manuela Pintado (coordenadora do projeto Alchemy e diretora do CBQF/ESB/UCP) falaram sobre o case study de um dos maiores projetos europeus em biotecnologia – Alchemy, A surpresa no evento foi a presença de Gunter Pauli, “pai” da Economia Circular.

A sessão de encerramento contou as intervenções dos diretores da Escola Superior de Biotecnologia, Paula Castro, e da Católica Porto Business School, Rui Sousa.
O dia terminou com um jantar que juntou mais de 80 representantes de empresas nacionais e internacionais que permitiu apresentar e abrir o debate sobre a importância do INSURE.hub, ouvir o testemunho de John Melo, CEO da Amyris, sobre a sua parceria com a Católica no âmbito do projeto Alchemy, bem como ouvir uma palestra inspiradora de Gunter Pauli sobre novas formas de olhar para a gestão quando se fala em sustentabilidade e regeneração.

A 1ª conferência internacional do INSURE.hub inaugura aquilo que será uma intensa e dinâmica atividade desta nova plataforma que pretende promover a Sustentabilidade e a Regeneração, enquanto âncoras essenciais para dar resposta aos desafios ambientais globais. O INSURE.hub vai atuar em quatro eixos fundamentais: apoio a empresas e clusters no desenvolvimento de negócio e novos investimentos; promoção de empreendedorismo sustentável/regenerativo; mobilização da sociedade; e formação académica.

Mais informação | Vídeo da Conferência disponível aqui

28-10-2021