Investigadora da Católica lidera projeto para melhorar cuidados paliativos na Europa

Sandra Martins Pereira, Investigadora Principal FCT no Centro de Estudos em Gestão e Economia da Católica Porto Business School, perita em investigação em ética em cuidados paliativos e em fim de vida, está envolvida na liderança de um projeto de 5.5 milhões de euros financiado pela Comissão Europeia, que tem em vista suavizar a transição entre o hospital e o domicílio para doentes com cancro e melhorar a sua qualidade de vida.

“Estamos a investigar se uma transição ótima de cuidados pode ser facilitada desde os cuidados hospitalares aos cuidados comunitários, de modo que os doentes possam permanecer no domicílio durante mais tempo, recebendo cuidados paliativos de elevada qualidade, resultando numa melhor qualidade de vida para doentes com cancro em fase avançada e no fim de vida e seus familiares, promovendo uma comunicação compassiva sobre temas eticamente sensíveis, diminuindo hospitalizações desnecessárias e minimizando o sofrimento”, explica a investigadora que e também Vice-Presidente da EAPC – Associação Europeia de Cuidados Paliativos.

Sandra Martins Pereira vai liderar o work package “Ethical, Sociocultural and Policy Analysis” (Análise Ética, Sociocultural e Política) que fica sob a responsabilidade da Universidade Católica Portuguesa no projeto de investigação multissectorial e interdisciplinar europeu intitulado ‘PAL-CYCLES: PALliative Care Yields Cancer welLbEing Support’, que se inicia em setembro de 2022.

O projeto vai receber 5.5 milhões de euros ao longo dos próximos 5 anos, com mais de meio milhão de euros atribuídos à Universidade Católica Portuguesa.

As bases do programa de transição de cuidados paliativos ‘PAL-CYCLES’ foram desenvolvidas num estudo previamente realizado nos Países Baixos. Este estudo será agora mais desenvolvido e ajustado à realidade de outros países europeus, incluindo Portugal.

“O desafio com o ‘PAL-CYCLES’ é facilitar uma comunicação centrada na pessoa doente e a continuidade e integração de cuidados paliativos no contexto comunitário, bem como melhorar a prestação de cuidados de saúde de elevada qualidade às pessoas com doença oncológica em fase avançada e em fim de vida, que necessitam cuidados paliativos, dentro e através de países europeus com uma grande variedade de sistemas de saúde e diferentes modelos de financiamento, organização e prestação de serviços de saúde”, esclarece Sandra Martins Pereira.

A equipa portuguesa implementará uma série de estudos e avaliará os desafios éticos, socioculturais e políticos inerentes à transição de cuidados paliativos e implementação do programa 'PAL-CYCLES'. Este projeto de investigação internacional inclui parceiros de nove países europeus (Bélgica, Inglaterra, Alemanha, Hungria, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha e Países Baixos).

18-07-2022