Professora do ICS e investigadora do CIIS recebe menção honrosa por trabalho pioneiro na área da reabilitação em interfaces cérebro-máquina

No passado dia 16 de dezembro, a Professora Carla Pais-Vieira do ICS - Porto recebeu uma menção honrosa, correspondente a 2º e 3º lugar, no âmbito do Prémio de Investigação Científica em Reabilitação Drª Maria Lutegarda atribuído pela Fundação AFID Diferença.

O trabalho intitulado “Redução de níveis de dor em lesão vértebro-medular durante avaliação de conforto na utilização de interface cérebro-máquina multimodal: Estudo de Caso” demonstrou que a realização de um pequeno número de sessões em ambiente de realidade virtual com feedback tátil e térmico foi suficiente para reduzir os níveis de dor de um paciente com lesão vértebro-medular em várias escalas de avaliação. Pretende-se agora aumentar o nível de evidência relativo a estes resultados aumentando o número de pacientes estudados.

O estudo resultou do trabalho conjunto de uma equipa de investigadores de várias instituições, que além da Universidade Católica Portuguesa incluíam: Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e Hospital de Guimarães.

20-12-2021