Projeto promove experiências de Aprendizagem-Serviço inovadoras no ensino superior

Liderado por docentes da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) e por membros da Unidade para o Desenvolvimento Integral da Pessoa (UDIP), está em curso o projeto CApS: Universidade Católica e Aprendizagem-Serviço: Inovação e Responsabilidade Social. Os objetivos principais são implementar e institucionalizar a metodologia de aprendizagem-serviço (ApS) em áreas curriculares específicas, transversais e extracurriculares dentro da Universidade Católica e criar linhas orientadoras para outras Instituições do Ensino Superior que queiram seguir os mesmos passos.

A Aprendizagem-Serviço é uma metodologia de ensino que combina a aprendizagem académica com o serviço à comunidade por forma a que os/as estudantes se formem, pessoal e profissionalmente, a partir do trabalho com necessidades reais da comunidade. Nesta metodologia são valorizadas a participação ativa dos/as estudantes e dos membros da comunidade e a reflexão sobre a experiência vivida.

Coordenar o projeto CApS tem sido um privilégio,” realçam Luisa Mota Ribeiro, docente da Faculdade de Educação e Psicologia, e Carmo Themudo, da Unidade para o Desenvolvimento Integral da pessoa, coordenadoras do CApS. Acrescentam ainda que o “poder proporcionar aos nossos estudantes estas experiências de Aprendizagem-Serviço que são inovadoras e diferenciadoras no contexto do ensino superior em Portugal é muito estimulante pois acreditamos estar a contribuir para a formação dos nossos alunos enquanto pessoas, comprometidos com os mais vulneráveis e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Ao longo deste projeto, que decorre durante três anos, é possível “trabalhar com a comunidade, a partir de necessidades reais, refletindo sobre a ação vivida, o que torna a aprendizagem mais significativa e transformadora.”, refere Carmo Themudo. O Projeto CApS: Universidade Católica e Aprendizagem-Serviço: Inovação e Responsabilidade Social é o primeiro projeto a nível nacional que envolve docentes, estudantes e parceiros da comunidade dos 4 campi da Universidade Católica Portuguesa. “Este envolvimento torna a coordenação mais desafiadora, mas sentir a dedicação e entusiasmo de todos quantos se vão juntando ao projeto até agora, dá-nos motivação para continuar”, salienta Luísa Mota Ribeiro.

Carina Cabral, estudante do mestrado em Psicologia que participou no projeto realça:
A experiência ApS significou para mim uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional e de me colocar à “prova” pelo facto de estar a intervir num contexto real. Em termos de sentimentos, destaco o empoderamento pelo facto de poder estar a contribuir para colmatar uma necessidade identificada, mas mais ainda por estar a fazer a diferença na vida daquelas crianças e adolescentes, ajudando-os a colmatar os seus medos e ansiedades. Por vezes, só quando estamos em contexto real é que tomamos consciência do papel que um psicólogo poderá ter na vida das pessoas. Para além das aprendizagens realizadas, se elegesse uma palavra para descrever esta experiência escolheria gratidão, pois foi o que senti no momento que estava a dinamizar a ação de formação com os dois acolhidos, sentindo também uma proximidade à realidade do meu futuro profissional.”

Durante o ano letivo de 2020/2021, no decorrer do Projeto CApS: Universidade Católica e Aprendizagem-Serviço: Inovação e Responsabilidade Social foram desenvolvidas mais de 30 experiências piloto: desde unidades curriculares a extracurriculares, disciplinares e interdisciplinares, em licenciatura e mestrado, e em várias unidades académicas. “Até hoje foram desenvolvidos múltiplos projetos sobre os mais diversos temas e com múltiplas entidades,” conclui Carmo Themudo.

31-03-2022