Vice-Almirante Gouveia e Melo dá aula aberta na Católica no Porto sobre o papel de Portugal no Golfo da Guiné

Tendo como mote o tema “Golfo da Guiné: pirataria, mercenários, marinhas e um papel para Portugal”, o Vice-Almirante Gouveia e Melo lecionou uma aula aberta a toda a comunidade académica.

Com mais de 200 pessoas a assistir presencialmente e via online, a sessão iniciou-se com uma breve apresentação do orador pela parte de Manuel Fontaine, Diretor da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica.

De seguida, José Azeredo Lopes, moderador da sessão, explicou em que moldes se iria realizar a aula aberta, relembrando que a aprendizagem também pode ser feita fora da aula e que deverá ter “a capacidade de abertura a outros níveis, patamares e a outras experiências.”

Através de uma exposição informada sobre os obstáculos a nível de segurança e defesa marítima da região, o militar abordou as várias oportunidades que Portugal pode explorar naquela zona geográfica: “No lado esquerdo do Golfo da Guiné, com forças de pequena dimensão, podemos ser extraordinários porque temos a relação cultural e o conhecimento daquelas zonas.”

Durante meia hora, exibiu mapas e gráficos que ilustravam a situação no Golfo da Guiné, assim como algumas problemáticas relacionadas com a pirataria, pesca ilegal ou tráfico de droga.

Enquanto expunha a visão estratégica sobre o papel da Marinha e de Portugal, relembrou que é necessária “inteligência operativa” para que a nação portuguesa consiga tirar partido das oportunidades que vão surgindo: “Podemos fazer tudo o que a nossa imaginação permitir”, conclui.

Na segunda parte da aula, vários estudantes do Mestrado em Direito Internacional e Europeu aproveitaram a oportunidade para colocar questões acerca dos assuntos que foram explorados.

Para encerrar a sessão, Manuel Fontaine agradeceu a presença do ex-coordenador da Task Force  para combate à COVID-19, assinalando a importância da demonstração do papel que as Forças Armadas e, designadamente, a Marinha tem vindo a desempenhar “para garantir a segurança dos portugueses numa dimensão mais escondida e que era importante revelar.”

A aula foi lecionada no âmbito da disciplina de Temas de Relações Internacionais do Mestrado em Direito Internacional e Europeu.

18-11-2021